A III Mostra de Artes Visuais do Colégio Municipal Professor Nivaldo Xavier de Araújo, foi realizada no dia 18/11/2011, dentro da mostra do Projeto “unidos pelo saber”. Nesta edição, expusemos os produtos visuais acerca da cultura do adorno, tema estudado durante o primeiro bimestre letivo de 2011. O projeto que frutificou a exposição tinha por objetivo geral conhecer a diversidade de representações corporais e de adorno em diferentes culturas e épocas, visando ampliar o conhecimento acerca dos costumes e simbolismos de ornamento existentes em fragmentos tempo/espaço distintos. No primeiro momento foram aplicadas as aulas teóricas como apóio de imagens fixas e móveis. Para tal, foram necessários a utilização dos aparelhos de TV, DVD, notebook e projetor de slides.
Ainda no primeiro momento, a aula do dia possuía sempre um tema ou grupo social a ser “descoberto” ou analisado. Em seqüência, foram observados:
· Identidade Cultural e Visual;
· Estereótipo;
· Adornos Tribais Africanos (pintura corporal, alargadores, inserções na pele e outros ornamentos);
· Pintura Corporal e Adornos Indígenas Brasileiros;
· Oriente Médio (Judeus e Mulçumanos);
· Hindus (tilak ou bindi, tatuagens de henna, sadhus, pintura corporal de açafrão, etc.);
· Japão e China (Gueixas e Máscaras e maquiagem da Ópera de Pequim)
· Culturas Tribais do Pacífico (Aborígenes Australianos e Maoris);
· O Adorno e seus simbolismos em outras épocas (Pré-História, Egito Antigo, Império Romano, Idade Média e Idade Moderna)
· Ícones de Cultura de Massa e suas influências;
· Tribos Urbanas e seus Adornos;
· O Corpo como Suporte Artístico (pintura corporal artística, performance, body art, etc.);
· Profissionais do Adorno (tatuadores, maquiadores, cabeleireiros, técnicos em efeitos visuais, designers de moda, etc.)
Já no fim do primeiro bimestre, ocorreu o segundo momento, o início das atividades de experimentação artística. Em cada sala onde o projeto foi aplicado, solicitou-se aos alunos que escolhessem 5(cinco) meninos e 5(cinco) meninas de diferentes perfis físicos. Deveriam escolher seguindo a pluralidade de tipos e não o padrão imposto pela mídia. Os alunos apontados por cada turma participaram de um ensaio fotográfico desenvolvido na escola. Foram fotografados peito, costas e face dos meninos e pés, mãos, costas e face das meninas. Os alunos opinaram sobre as fotos e como alguns alunos poderiam estar vestidos ou que tipos de pose deveriam simular.
Em cada turma das oitavas séries 10(dez) alunos foram fotografados, totalizando 50 alunos e alunas selecionados. O saldo total dos ensaios foi de 900 fotografias, onde apenas 50 deveriam ser selecionadas para serem interferidas pelos alunos. A escolha destas fotografias necessitava de critérios técnicos e artísticos de júri especializado. Após a seleção, os alunos receberam fotocópias onde os mesmo escolheram as imagens que gostariam de trabalhar. Cada aluno escolheu ou recebeu orientação acerca de que símbolos e grafismos poderiam fazer nas respectivas fotografias. Foi marcada uma data para entrega das interferências nas fotografias. Após a entrega foram selecionados alguns trabalhos para serem “relidos” em cópias de melhor qualidade (papel e impressão) com materiais mais específicos (pedrarias, canetas nanquim, lápis aquareláveis, canutilhos, etc.).
O terceiro momento, perdurou entre os segundo e terceiro bimestres, em oficinas de experimentação artística desenvolvidas durante os horários de aula atividade do docente. Os alunos compareciam e desenvolviam as atividades na sala dos professores, em condições mais propicias, uma vez, que não há atelier ou laboratório de Artes Visuais, na escola. A utilização de mesas para a experimentação artística orientada e a existência de um pequeno armário, para guardar as fotografias em segurança de forma que pudessem secar e não serem amassadas fomentou a salvaguarda do material produzido.
Ainda nestas oficinas foram discutidas e produzidas três outras atividades: A produção de uma instalação de arte com o tema focado na pele humana; uma performance ao estilo estátua-viva; e a produção de objetos (papetagem) remetendo ao corpo feminino simbolizando o corpo de mulheres negras africanas com pinturas e inserções na pele.
Por fim, no quarto momento, se deu a culminância do projeto, aberto na forma de uma exposição de Arte. A III Mostra de Artes Visuais abrangeu a série fotográfica com intervenções desenvolvidas pelos alunos, cinco torsos objectuais fazendo menção à pintura corporal artística, africana e as inserções intraderme, as performances dos alunos Reinaldo Marinho (estátua-viva) e Antonio Carlos e Bruno Nascimento (os alunos “tatuavam” com canetas, do tipo permanente, pessoas que desejassem serem “marcadas” com tatuagens.Toda a montagem,recepção e desmonte da exposição contaram com a participação dos alunos oitavistas dos três turnos.
O projeto da terceira Mostra foi escolhido pelo corpo docente para representar a escola no III Fórum de Educação Municipal, sendo premiado na modalidade Ensino Fundamental, II Fase. A premiação foi um reconhecimento do trabalho desenvolvido por mim e pelos alunos, mesmo sem as condições necessárias para tal. Contudo, a luta por um espaço adequado para as aulas de Artes continua! Avante !
Os alunos Bruno, Albérison e Weverson experimentando:papetagem |
Vista parcial da exposição, semdo monitorada por Juliano Sérgio |
Reinaldo Marinho "impagável" performatizando uma "estátua viva" atentando para o uso do corpo e da pele como forma de representação e expressão artística. Parabéns!!! |
Torsos |
Antonio Carlos "tatuando" os visitantes na saída da sala. Eram tanta gente querendo ser "tatuada", que gerava até tumulto. |
Bruno Nascimento tatuando pela manhã e à noite. |
Tarcísio Paulo performatizando no dia da divulgação dos projetos vencedores. |
A coordenadora Lúcia Ferreira dando "aquela" força! |
Eu e a equipe gestora em frente ao "stand" do projeto. |
Professor Alisson Feijó dando aquela mãozinha... |
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