domingo, 19 de agosto de 2012

III Mostra de Artes Visuais - Exposição "Aquilo que te toca a pele" - Colégio Municipal Professor Nivaldo Xavier de Araújo


A III Mostra de Artes Visuais do Colégio Municipal Professor Nivaldo Xavier de Araújo, foi realizada no dia 18/11/2011, dentro da mostra do Projeto “unidos pelo saber”. Nesta edição, expusemos os produtos visuais acerca da cultura do adorno, tema estudado durante o primeiro bimestre letivo de 2011. O projeto que frutificou a exposição tinha por objetivo geral conhecer a diversidade de representações corporais e de adorno em diferentes culturas e épocas, visando ampliar o conhecimento acerca dos costumes e simbolismos de ornamento existentes em fragmentos tempo/espaço distintos. No primeiro momento foram aplicadas as aulas teóricas como apóio de imagens fixas e móveis. Para tal, foram necessários a utilização dos aparelhos de TV, DVD, notebook e projetor de slides.
            Ainda no primeiro momento, a aula do dia possuía sempre um tema ou grupo social a ser “descoberto” ou analisado. Em seqüência, foram observados:
·         Identidade Cultural e Visual;
·         Estereótipo;
·         Adornos Tribais Africanos (pintura corporal, alargadores, inserções na pele e outros ornamentos);
·         Pintura Corporal e Adornos Indígenas Brasileiros;
·         Oriente Médio (Judeus e Mulçumanos);
·         Hindus (tilak ou bindi, tatuagens de henna, sadhus, pintura corporal de açafrão, etc.);
·         Japão e China (Gueixas e Máscaras e maquiagem da Ópera de Pequim)
·         Culturas Tribais do Pacífico (Aborígenes Australianos e Maoris);
·         O Adorno e seus simbolismos em outras épocas (Pré-História, Egito Antigo, Império Romano, Idade Média e Idade Moderna)
·         Ícones de Cultura de Massa e suas influências;
·         Tribos Urbanas e seus Adornos;
·         O Corpo como Suporte Artístico (pintura corporal artística, performance, body art, etc.);
·           Profissionais do Adorno (tatuadores, maquiadores, cabeleireiros, técnicos em efeitos visuais, designers de moda, etc.)

Já no fim do primeiro bimestre, ocorreu o segundo momento, o início das atividades de experimentação artística. Em cada sala onde o projeto foi aplicado, solicitou-se aos alunos que escolhessem 5(cinco) meninos e  5(cinco) meninas de diferentes perfis físicos. Deveriam escolher seguindo a pluralidade de tipos e não o padrão imposto pela mídia. Os alunos apontados por cada turma participaram de um ensaio fotográfico desenvolvido na escola. Foram fotografados peito, costas e face dos meninos e pés, mãos, costas e face das meninas. Os alunos opinaram sobre as fotos e como alguns alunos poderiam estar vestidos ou que tipos de pose deveriam simular.
Em cada turma das oitavas séries 10(dez) alunos foram fotografados, totalizando 50 alunos e alunas selecionados. O saldo total dos ensaios foi de 900 fotografias, onde apenas 50 deveriam ser selecionadas para serem interferidas pelos alunos. A escolha destas fotografias necessitava de critérios técnicos e artísticos de júri especializado. Após a seleção, os alunos receberam fotocópias onde os mesmo escolheram as imagens que gostariam de trabalhar. Cada aluno escolheu ou recebeu orientação acerca de que símbolos e grafismos poderiam fazer nas respectivas fotografias. Foi marcada uma data para entrega das interferências nas fotografias. Após a entrega foram selecionados alguns trabalhos para serem “relidos” em cópias de melhor qualidade (papel e impressão) com materiais mais específicos (pedrarias, canetas nanquim, lápis aquareláveis, canutilhos, etc.).
O terceiro momento, perdurou entre os segundo e terceiro bimestres, em oficinas de experimentação artística desenvolvidas durante os horários de aula atividade do docente. Os alunos compareciam e desenvolviam as atividades na sala dos professores, em condições mais propicias, uma vez, que não há atelier ou laboratório de Artes Visuais, na escola. A utilização de mesas para a experimentação artística orientada e a existência de um pequeno armário, para guardar as fotografias em segurança de forma que pudessem secar e não serem amassadas fomentou a salvaguarda do material produzido.
Ainda nestas oficinas foram discutidas e produzidas três outras atividades: A produção de uma instalação de arte com o tema focado na pele humana; uma performance ao estilo estátua-viva; e a produção de objetos (papetagem) remetendo ao corpo feminino simbolizando o corpo de mulheres negras africanas com pinturas e inserções na pele.
Por fim, no quarto momento, se deu a culminância do projeto, aberto na forma de uma exposição de Arte. A III Mostra de Artes Visuais abrangeu a série fotográfica com intervenções desenvolvidas pelos alunos, cinco torsos objectuais fazendo menção à pintura corporal artística, africana e as inserções intraderme, as performances dos alunos Reinaldo Marinho (estátua-viva) e Antonio Carlos e Bruno Nascimento (os alunos “tatuavam” com canetas, do tipo permanente, pessoas que desejassem serem “marcadas” com tatuagens.Toda a montagem,recepção e desmonte da exposição contaram com a participação dos alunos oitavistas dos três turnos.
O projeto da terceira Mostra foi escolhido pelo corpo docente  para representar a escola no III Fórum de Educação Municipal, sendo premiado na modalidade Ensino Fundamental, II Fase. A premiação foi um reconhecimento do trabalho desenvolvido por mim e pelos alunos, mesmo sem as condições necessárias para tal. Contudo, a luta por um espaço adequado para as aulas de Artes continua! Avante !





Os alunos Bruno, Albérison e Weverson experimentando:papetagem

Vista parcial da exposição, semdo monitorada por Juliano Sérgio


Reinaldo Marinho "impagável" performatizando uma "estátua viva" atentando para o uso do corpo e da pele como forma de representação e expressão artística. Parabéns!!!

Willames(8ª B) e Wellington (8ª E)  surpreenderam na concepção e montagem da instalação de arte intitulada "Pele". Composta por fios de nylon e meias calças em tons de pele variados, eles visavam atentar para o suposto uso de pele em culturas orientais como luminárias ou adornos domésticos. 


Torsos

Antonio Carlos "tatuando" os visitantes na saída da sala. Eram tanta gente querendo ser "tatuada", que gerava até tumulto.



Bruno Nascimento tatuando pela manhã e à noite.

Tarcísio Paulo performatizando no dia da divulgação dos projetos vencedores.

A coordenadora Lúcia Ferreira dando "aquela" força!

Eu e a equipe gestora em frente ao "stand" do projeto.




Professor Alisson Feijó dando aquela mãozinha...

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