terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Aquilo que te toca a pele

Ao longo da história, o homem tem utilizado o corpo como forma de inspiração, expressão e suporte artístico. Às vezes eclipsado, noutras explicitado, o corpo humano sempre despertou a curiosidade alheia. É certo que os olhares sobre a imagem humana modificaram a apreciação e aparência de homens e mulheres ao longo dos séculos, assim como, os diversos tipos físicos e étnicos em diferentes regiões do mundo. Ora mais gordo, ora mais magro, claro ou bronzeado, robusto ou esquelético, os padrões são modificados conforme necessidades temporais ou valores regionais. O arquétipo do belo de uma mulher tribal africana se diferencia de uma japonesa, de uma americana, de uma hindu ou de uma indígena brasileira.
Intuindo observar as variações relacionadas ao corpo nas culturas e na Arte, focamos conhecer as modificações de adorno em diversos fragmentos temporais e geográficos. Cada grupo étnico ou sociedade valoriza ou valorizou determinadas formas de “se enfeitar”, através de variadas modalidades: pintura corporal, tatuagem, maquiagem, inserções e modificações (piercings, alargadores, etc.), escarificações. Muitas destas modalidades causam ojeriza ou são consideradas “feias” em culturas diferentes, contudo, é importante salientar, que, o conceito de beleza varia de acordo com o lugar e o tempo. O que hoje ou aqui é considerado não-belo ou risível em outras épocas ou regiões é agradável visualmente.
Adornamo-nos por diversos motivos: seduzir, comemorar, expressar: alegria, tristeza, fidelidade, classe social, clã, enfim, por razões diversas. Os significados destes adornos estão atrelados ao contexto os quais pertencem. Exemplos diversos como: inserções de pedrinhas ou sementes intraderme em mulheres de algumas tribos africanas ou as tatuagens faciais nas tribos Maori, da Nova Zelândia, simbolizam pertencimento a um clã ou grupo; os piercings, hoje formas de expressão, representavam coragem e lealdade quando colocados no mamilo dos soldados romanos; pertencença à realeza no Egito antigo, quando colocado no umbigo; compromisso matrimonial e castas sociais, quando no septo nasal das hindus ou na forma de alargadores em determinadas tribos africanas. As diferentes representações são/foram  tão significativas para outros povos como a aliança ou a maquiagem para embelezamento é para nós.
Por isso, a exposição “Aquilo que te toca a pele” propõs traçar uma viagem através da variedade de representações da “estética do adorno”, na forma modificações (com desenhos) e inserções objectuais em fotografias, de um ensaio desenvolvido pelos alunos das oitavas séries desta instituição. Outrossim, como também, na forma de objetos, uma instalação e performance para imagetizar a pele como suporte expressivo.
Esta viagem multicultural ao universo do adorno  foi realizada ainda no primeiro bimestre letivo, sendo seus passageiros e pesquisadores os alunos das oitavas séries do Ensino Fundamental. A aplicação do projeto deu-se no Colégio Municipal Professor Nivaldo Xavier de Araújo, localizado do município de Itambé, no ano de 2011.
Alanna Kelly de Paulo

Josefa Fernanda por
Sônia Maria e Gerlane de Souza

Gerlane de Souza por
Genilza de Paiva

Thayná de Lima por
Cícera Rayane

Aline Celestino por Juliano Sérgio

Josiele Barbosa da Silva por
Leonardo Francisco

Marco Antonio de Pontes por Antonio Carlos Pontes
Lucas Braz por
Suênia Maria de Souza

Luciana de Freitas

Lizandra por Juliano Sérgio

Marco Antonio de Pontes por
Diego Araújo Gomes
Simone Francisca

Reginaldo Marinho por Bruno Nascimento e Antonio Carlos Pontes

Jeremias Rodrigues por Jorge Pimentel


Lucas Braz por Antonio Carlos

Daiane Ferreira de Lima por Filipe Pontes e Ivo Pereira Alves


Rafael da Silva Brasiliano por
Juliano Sérgio


Geovana Menezes por Juliano Sérgio


Reginaldo Marinho por Erick Félix

Daiane Rodrigues Jordão por
         Juliano Sérgio

Alberisson Júnior por Paulo Sérgio dos Santos


Wérica Souza por
Paulino Pontes Neto


Juliana Martins por
Antonio Carlos Pontes

 Josiele Barbosa da Silva por
Thayanne Marcelle e Tatiane Monteiro

Jailson Rodrigues

Paulino Pontes por Paulino Pontes

Luciana de Freitas
Jeremias Rodrigues por
Paulino Pontes

Jeremias Rodrigues por
Paulino Pontes
Reginaldo Marinho por
Antonio Carlos Pontes

Lucas Braz. Inserção objectual na fotografia.
Manuela Roxana Almeida Dornelas por
Bruno Nascimento


Taynara de Lima por Isadora Maria

Natalia Kelly Bispo por Antonio Carlos Pontes

Daniele de Oliveira Nóbrega por
Juliano Sérgio


Moisés Henrique por
Antonio Carlos Pontes

Alberison Júnior por
Alberisson Júnior
Jeferson Francisco Sérgio por
                  Diego Araújo Gomes

Thayná de Lima

Bruno Nascimento por Antonio Carlos Pontes

Natalia Kelly Bispo por
Antonio Carlos Pontes

Jordânia Ferreira


Isadora Maria e Graziela Karoline por Jordânia Ferreira

Thienya Fernanda.

Thienya Fernanda

Josefa Fernanda por João Soares Neto

Thaís Petronila Santos Silva por
Thaís Petronila
Daiane Ferreira de Lima

Um comentário: