Visando promover um conhecimento
de viés triangular e reflexivo observou-se junto ao alunado, que, ao longo da
história, o homem tem utilizado diversas modalidades visuais como forma de
expressão e suporte artístico. Também se atentou a compreensão da necessidade
do ser humano em representar visualmente a si, parentes ou amigos, fatos
importantes, paisagens, ações humanas ou naturais, assim como, refletir os
porquês das simbologias e elementos estruturais de determinadas pinturas ou
esculturas.
O presente projeto visou à análise em
diferentes culturas e épocas de diversas pinturas, esculturas e fotografias
propondo o conhecimento acerca do contexto de cada uma, assim como, a
experimentação artística através da composição e manipulação da imagem através
da fotografia. Centrando-se não apenas no saber teórico, articulou-se, antes a
observação de elementos e informações acerca da obra e do artista, para então
selecionar imagens, modelos, produtores, fotógrafos e manipuladores visuais
para o produto visual final.
No que tange a execução, o conteúdo
foi aplicado no componente curricular Artes, ainda no primeiro semestre letivo,
sendo direcionado aos alunos dos primeiro anos A, B, C, D, E e F do Ensino Médio.
A aplicação deu-se na Escola Arruda Câmara, localizada do município de Itambé,
no ano de 2011.
Norteando-se pelos
conceitos propostos pelos PCNs e em obediência a Lei de Diretrizes de Bases da
Educação Nacional (LDBEN) que coloca em seu Artigo 26, parágrafo segundo: “O ensino da
arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da
educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.”
O ensino de Arte no Ensino Médio visa para o fortalecimento
da experiência sensível e criativa dos estudantes para o exercício da cidadania
e da ética construtora de identidades artísticas. Para tal Os
alunos deverão, ao final do ensino médio, ser capazes de realizar produções
artísticas individuais e/ou coletivas, sendo capaz de analisá-los formal e
esteticamente, de refletir sobre eles, de apreciá-los e de compreender seus
processos de criação e suas diferenças materiais e conceituais. É importante,
ainda, que saibam valorizar o trabalho dos profissionais e técnicos das
expressões artísticas, dos profissionais da crítica, da divulgação e circulação
dos produtos de arte, bem como seus critérios de construção.
Intuindo fomentar não apenas o conhecimento teórico acerca dos aspectos
compositivos de cada obra, como também, acerca de simbologias temporais e
espaciais, mas, propor ao educando vivenciar a produção, composição e
manipulação de imagens de diferentes artistas ampliando seu arcabouço visual e
expressivo.
Todavia, a cópia dos elementos presentes nas obras analisadas e refeitas
através da fotografia caracterizaria em mera reprodução, diferenciando-se
apenas pelo uso de recurso material distinto do original (pintura# fotografia).
Contudo, optou-se junto aos educandos “reler” as imagens escolhidas inserindo
elementos atuais, articulando pois, a pintura, fotografia ou escultura original
com as interferências discentes sob uma ótica contemporânea.
Abaixo alguns dos trabalhos produzidos por mim e pelos alunos que foram selecionados para a Exposição Releituras, realizada na Escola Arruda Câmara.
Rafael relendo "Teseu e o centauro"
Carla Carolaine em sua versão da Virgem de IngressDomi
Joisse fazendo as vezes de Monalisa, de Leonardo da Vinci
"Daniel na Cova dos Leões", de Pieter Paul Rubens, performatizado por Ozivaldo
Ana Carla posou para Lavínia conceber sua versão de " Dama com o Arminho", original de Leonardo da Vinci
Carlos Jefferson performatizando a escultura Lacoonte
Ozivaldo, Ivison e Matheus relendo a versão de Flageção de Cristo, do italiano Caravaggio
Manoel e Sérgio relendo outra versão de "Davi com a cabeça de Golias", de Caravaggio
Carla e Johnathan performatizaram "Salomé com a cabeça de João Batista", de Caravaggio
Rafael performatizando o "Eros" de Antonio Canova
Antonio Carlos performatizou " O discobolo de Mirón"
Claudiano aproveitou seu porte físico para reler esta versão de Atlas
Uma das versões de Caravaggio para "Davi com a cabeça de Golias", tendo Hugo e Alisson como modelos
Releitura de "Homem com turbante azul", de Jan Van Eyck, por Rafael
Bruno performatizando sua versão de "São João Batista", de Leonardo daVinci
Claúdia fotografada por Bruno, relendo a fotografia de Sharbat Gula ,de autoria de Steve McCurry
Erinaldo na sua versão de "Retrato de um homem jovem", de Agnolo Bronzino
Lucas Braz performatizando "O Pensador" ,de Auguste Rodim
Versão de "Velho homem" de Vincenth Van Gogh, por Gustavo Raphael
Releitura de "A leiteira" , de Jan Veermer, tendo Alessandra como modelo
Releitura de "O mulato", de Cândido Portinari por Jailson Rodrigues
Releitura de "Caipira picando fumo", de Almeida Júnior, por Roger de França
Releitura de Perseu com a cabeça da Medusa por Jean
Escultura tumular por Lucas Braz
O Vídeo possui todos os trabalhos produzidos pelos discentes inclusive os que não foram para a exposição
Nenhum comentário:
Postar um comentário